Este ano a Austrália faz o seu recenseamento. Dois anos atrás nós participamos de um "beta teste" do sistema, e eu comentei a respeito aqui.

O censo de verdade vai funcionar exatamente como no teste. Nós já recebemos os formulários, e eles podem ser preenchidos em papel ou online. Acho que a principal diferença para o censo brasileiro é que este é "faça você mesmo": não vai haver um recenseador entrevistando todo mundo, cada domicílio é responsável por preencher seu próprio formulário e enviar de volta (ou fazer online, claro). Tem multa por não preencher ou por atrasar: $100 por dia.

Outra diferença é que o censo daqui tenta ser uma "foto" mais instantânea do estado do país. O censo tem data exata: 8 de agosto. A idéia é que todo mundo preencha seu formulário nesse dia (ou, mais especificamente, nessa noite) de acordo com a sua situação no momento. Assim, há perguntas sobre que meio de transporte foi usado para ir trabalhar naquele dia, quantas pessoas vão passar a noite na casa mesmo que não morem lá etc. O censo brasileiro, diferentemente, é feito no decorrer de um período mais longo (algumas semanas), o que resultaria em uma foto um pouco "desfocada".

Admito que estou curioso para ver quão lento vai estar o sistema online com o país todo tentando preencher o formulário na mesma noite... (se bem que não sei qual o percentual da população que vai realmente fazer online, e existem pessoas que já estão preenchendo antecipadamente - até hoje, 16.000 já preencheram).