Amanhã, 26/01, é Australia Day, o feriado nacional australiano, mais ou menos similar ao nosso Sete de Setembro.

A data sendo lembrada é 26 de janeiro de 1788, quando o capitão Arthur Phillip hasteou a bandeira britânica onde hoje é Sydney, tomando posse oficialmente da então colônia de New South Wales e se tornando o primeiro governador. A data foi celebrada desde então, primeiro como "Dia da Fundação" e, desde 1946, como Australia Day. É um feriado "especial", porque é comemorado no dia em que ocorre, e não na segunda-feira mais próxima, como seria o normal aqui.

Não tem nada de desfile militar no dia, no entanto; as comemorações que tenho visto sendo anunciadas tem em geral a intenção de fazer com que a população comemore. Vão ocorrer corridas, concertos, shows... aqui em Melbourne, às 11 da manhã vai ocorrer o hasteamento da bandeira em frente à prefeitura, e depois há uma caminhada para o público em geral, da prefeitura até um parque na beira do rio Yarra, onde vão acontecer vários eventos durante o dia. E às 9 da noite há um show de fogos no rio.

Infelizmente, a previsão do tempo para amanhã é de 37 graus, o que pode levar menos gente a sair de casa, e possíveis tempestades no fim do dia, o que pode atrapalhar os fogos...