Uma das coisas que até hoje me intriga a respeito de Melbourne: por que é tão fácil achar moedas na rua aqui?

Não ao ponto de dar para viver disso, claro. Mas, ainda assim, já encontrei muito mais moedas no chão aqui do que em qualquer outro lugar onde já morei. Desde maio passado, já achei quase 5 dólares: duas moedas de 2 dólares e várias de 5 centavos. Em média, acho uma moeda a cada duas semanas, mais ou menos; a primeira foi no nosso primeiro fim de semana aqui!

Talvez o motivo seja o tamanho das moedas. A de 5 centavos é minúscula, mais ou menos do tamanho da de 1 centavo no Brasil (talvez um pouquinho maior), só que prateada e mais fininha. A de dois dólares é um pouquinho maior e mais grossa, e dourada. As outras são maiores (a de 50 centavos chega a ser desconfortavelmente grande), e a única moeda de outro valor que achei foi uma de 10 centavos dentro de um restaurante de fast-food.

E talvez, ao menos no caso das de 5 centavos, as pessoas que deixam cair ou enxergam as moedas no chão não se interessem em ajuntá-las. Afinal, 5 centavos é muito pouco, e é a menor moeda em circulação. Alguém no Brasil ajunta moedas de 1 centavo do chão?

Que fique claro que não estou dizendo que aqui tem dinheiro sobrando pelo chão. Mas que eu achei esse "fenômeno" peculiar, isso eu achei.