Hoje fomos à biblioteca! Fazia muito, muito tempo que eu não ia a uma com a intenção de pegar livros emprestados para ler; tenho que admitir que, nos últimos anos, o meu hábito era comprar os livros que eu queria ler.

A City Library, aqui no centro de Melbourne, abriu há pouco mais de um mês; antes disso, só havia bibliotecas públicas nos subúrbios (existe a State Library, em um prédio enorme, mas ela não empresta livros). E é uma biblioteca ótima; tem uma coleção de ficção e não-ficção muito boa, com livros recentes e muito interessantes. A parte difícil foi escolher o que era que eu queria ler primeiro.

Além disso, ela tem revistas, CDs, DVDs (musicais, filmes e documentários) e fitas de vídeo, tudo disponível para empréstimo (exceto a última edição de cada revista). Também tem terminais para acesso à Internet e salas de leitura. É aberta a todos os residentes da área, e dá para retirar até 30 itens por até três semanas (menos DVDs, que são só por uma semana). E está tudo na Internet; dé para pesquisar o catálogo de casa, reservar o que se quer e só passar lá para retirar quando estiver disponível (caso esteja emprestado para alguém). Também dá para renovar retiradas online e consultar a data de devolução do que se tem em casa.

Depois de muito passear pelos três andares, saí de lá com "Everything's Eventual", uma coleção de contos do Stephen King, e "Airframe", do Michael Crichton. Quase retirei um livro sobre C#, mas já estou lendo dois livros técnicos e preferi deixar para depois. A Cris retirou um CD do Villa-Lobos, um DVD ("Night on Earth", um filme de 1991 com a Winona Ryder), uma revista e uma fita (de áudio) de um jornalista.

Agora, com licença, vou ler...