Acaso &Austrália 25 Mar 2007 17:29

Copa do Mundo

Está acontecendo agora a Copa do Mundo de Cricket, nas Índias Ocidentais (que, fiquei sabendo recentemente, são formadas por um grupo de países do Caribe que inclui Jamaica, Bermudas e outros). Os países que disputam são, em geral, os que fazem (ou algum dia fizeram) parte da comunidade britânica; são 16 países, divididos em quatro grupos. É um torneio longo: começou dia 13/3, e a final vai ser dia 28/4. Os atuais campeões são os australianos, mas a África do Sul é a líder atual do ranking; por isso, a vitória da Austrália sobre os sul-africanos ontem à noite foi muito festejada.

Agora, para quem acha que brasileiros são fanáticos por esporte: alguns dias atrás, a equipe do Paquistão, que é um time tradicionalmente muito forte, foi eliminada da Copa ao perder para a Irlanda, que é um time bem fraquinho. Seria mais ou menos como a Alemanha ser eliminada pela Venezuela no futebol. Naquela noite, o noticiário mostrou cenas das ruas da capital do Paquistão: passeatas, protestos, cartazes pedindo a cabeça do treinador (literalmente), bonecos dos jogadores sendo queimados… foi uma reação forte, mesmo; de deixar os jogadores com medo de ir para casa.

Até aí, tudo bem. Mas a situação complicou quando, na manhã seguinte ao jogo, o treinador (inglês) do Paquistão foi encontrado morto. A teoria inicial era de que ele tivesse tido um ataque cardíaco por causa do stress da derrota (o que já seria algo bastante trágico), mas depois se confirmou que ele foi assassinado (por estrangulamento). Ou seja, o que era só uma zebra em um campeonato virou uma investigação de crime.

Falem o que quiser dos brasileiros, ninguém tentou matar o Parreira quando ele voltou para o Brasil depois da Copa da Alemanha (que eu saiba). Verdade: é possível que o assassinato não tenha sido cometido por algum fã inconformado. Aparentemente, o treinador tinha um passado “não tão limpo”, envolvendo acusações de “resultados arranjados” e de envolvimento com máfias de apostas; é possível que a morte tenha ligação com isso, e investiga-se a possibilidade de que a derrota para a Irlanda não tenha sido uma zebra tão “natural” assim.

Enfim: fanáticos e malandros existem em todo lugar. A Copa continua; a primeira fase acaba hoje à noite, e a Austrália está classificada. Espera-se uma grande final entre Austrália e África do Sul para o final de abril, e espera-se que a polícia da Jamaica (onde aconteceu o crime) ache os culpados até lá…

2 Responses to “Copa do Mundo”

  1. on 28 Mar 2007 at 08:07:21 1.Lipe said …

    E aí, sumido??
    Sou burrinho ou o país ede não participa do campeonato (Jamaica)???
    E que país é “West Indies”???
    Abraço!

  2. on 28 Mar 2007 at 09:18:47 2.Wilson said …

    “West Indies” são as tais de Índias Ocidentais (lembra da Companhia das Índias Ocidentais, das aulas de história?). A Jamaica participa como um integrante do time das Índias Ocidentais.

    Aliás, a sede não é só a Jamaica; tem jogos na Guiana, em Granada, Barbados… várias das ilhazinhas da América Central.