Austrália 10 Nov 2005 00:27

Copa do Mundo

Neste fim de semana (sábado no Brasil, domingo aqui), a seleção de futebol da Austrália joga com a do Uruguai em Montevidéu pelas eliminatórias da Copa 2006, no primeiro jogo da decisão da última vaga do grupo da Oceania e América do Sul. É uma reprise da decisão de 2001; naquele ano a Austrália ganhou o primeiro jogo em Melbourne, mas foi goleada no Uruguai e ficou de fora. Neste ano, a ordem foi invertida e o segundo jogo é em Sydney.

O clima do jogo de Montevidéu em 2001 foi um pouco “pesado”: os jogadores australianos foram agredidos por torcedores fora do estádio, o ônibus foi apedrejado, tiveram problemas para treinar antes do jogo, foram hostilizados até por crianças. Ou seja, foi um típico jogo no Uruguai, mas foi algo completamente inacreditável para os australianos. Os jornalistas falam até hoje no assunto, todas as vezes que os próximos jogos são mencionados.

E é visível que a seleção ainda lembra do que aconteceu. O time australiano está treinando na Argentina, para evitar os uruguaios; só vai para Montevidéu pouco antes do jogo, e vem embora logo em seguida em um vôo fretado. O objetivo é tentar empatar para chegar a Sydney com vantagem; ou, se não der, ao menos marcar um gol (como na Copa do Brasil, gol fora de casa vale mais).

No clima de guerra psicológica, o horário do jogo (9 da noite) foi escolhido pelos uruguaios para que os australianos não pudessem pegar um vôo comercial para voltar a Sydney no mesmo dia, fazendo com que eles ficassem mais tempo no Uruguai e chegassem cansados e com pouco tempo para se recuperar. Só que deu errado: os australianos fretaram um vôo e os uruguaios não conseguiram, e eles é que ficaram sem ter como vir. Agora estão tentando mudar o jogo para as 5 da tarde, mas os australianos são contra (por motivos óbvios); a FIFA deve decidir até amanhã.

O jogo do Uruguai deve ser uma guerra de novo, mas a vantagem de decidir em casa deve favorecer sensivelmente a Austrália. O Telstra Stadium, em Sydney, deve estar lotado na próxima quarta; para quem está na Austrália, a SBS mostra os dois jogos, na manhã de domingo, a princípio às 10 horas, e na noite de quarta, às 19 horas. No Brasil, não sei se alguém vai exibir.

Atualização 13/11: foi às 7 da manhã, horário da Austrália; acabou 1×0 para o Uruguai, o que é um resultado razoavelmente bom para os australianos. A Austrália jogou bem, a defesa segurou os uruguaios muito bem exceto por uma única falha que resultou no gol deles; o ataque teve várias chances de marcar, mas não conseguiu. O jogo de volta é às 8 da noite de quarta, em Sydney.

3 Responses to “Copa do Mundo”

  1. on 16 Nov 2005 at 22:49:56 1.Alexandre de Menezes said …

    Bom, a Austrália se classificou nos pênaltis. Parece que eles só gostam de participar de Copas do Mundo disputadas na Alemanha… ;)

  2. on 17 Nov 2005 at 03:44:44 2.Carlos Guarany said …

    Torci pra caramba, que sufoco!!! Wilson, você não era aquele cara na torcida do Uruguai com a camisa do Grêmio não né? :) )) Postei também em http://cafezinhodafranci.blogspot.com/

    [] Carlos

  3. on 17 Nov 2005 at 08:16:57 3.Wilson said …

    Não, definitivamente eu não era o gremista uruguaio da torcida; estava em casa, torcendo nervosamente pelos australianos. Mostraram o jogo na TV no Brasil, então?