Austrália 01 Nov 2005 22:20

Horário de verão

mapa da austrália com fusos horáriosDomingo passado, às duas da manhã, o horário de verão começou em quatro dos sete estados australianos, mais o distrito federal (ACT, Australian Capital Territory, onde fica a capital do país, Canberra). A Tasmânia, que é o estado mais meridional do país, já havia feito a mesma coisa duas semanas antes. A decisão sobre a adesão à mudança de horário é de cada estado, e ela acontece apenas no sul e leste do país.

Com a mudança, a Austrália, que normalmente tem três fusos horários diferentes, passa a ter cinco (vide imagem ao lado). A Austrália também é um dos poucos países do mundo com um fuso horário “não inteiro”, ou seja, com uma diferença de meia hora para os fusos vizinhos, e com o horário de verão passa a ter dois.

2 Responses to “Horário de verão”

  1. on 04 Nov 2005 at 05:14:59 1.Carlos Guarany said …

    Não sabia que existia fusos de meia hora. Valeu pela novidade.

  2. on 16 Nov 2005 at 15:25:03 2.Francisco said …

    Não é a toa que volta e meia o povo da Austrália Ocidental fala em secessão. Com esse horário de verão, a parte do país com o horário mais próximo do deles fica sendo o Território do Norte, e mesmo assim com uma hora e meia de diferença. E não mora ninguém lá!