Monthly ArchiveMarch 2007



Austrália &Pessoal 30 Mar 2007 16:36

Ghost Rider

Algum tempo atrás, fomos ao cinema assistir Ghost Rider, o novo filme com o Nicolas Cage. Apesar de eu ter sido fã de quadrinhos, esse provavelmente não é o tipo de filme que eu iria assistir normalmente; o que nos levou ao cinema foi o fato de que ele foi filmado aqui em Melbourne, com algumas cenas na nossa rua (como eu escrevi a respeito dois anos atrás; é, filmes demoram a ficar prontos depois de filmados…).

Na prática, só quem vive aqui vai conseguir identificar a cidade, pois o filme se passa no Texas. A rua onde moramos aparece algumas vezes, o que é bem legal, mas é legal porque sabemos como ela é originalmente. Outras cenas mostram o estádio Telstra Dome, a ponte para pedestres que cruza o rio Yarra e vários prédios no centro da cidade. Tomadas “à distância” também, em geral, mostram o centro da cidade, trens etc. Perfeitamente reconhecível, mas para quem conhece.

As fotos que eu tirei na época estão aqui e aqui; quem assistir o filme logo depois de ver as fotos provavelmente vai identificar as cenas mostradas. E aqui abaixo seguem duas que mostram cenas do filme e o local onde elas foram filmadas, ao lado do nosso prédio (o “posto de gasolina” da primeira só existiu durante a filmagem, depois voltou a ser um estacionamento).

Acaso &Austrália 25 Mar 2007 17:29

Copa do Mundo

Está acontecendo agora a Copa do Mundo de Cricket, nas Índias Ocidentais (que, fiquei sabendo recentemente, são formadas por um grupo de países do Caribe que inclui Jamaica, Bermudas e outros). Os países que disputam são, em geral, os que fazem (ou algum dia fizeram) parte da comunidade britânica; são 16 países, divididos em quatro grupos. É um torneio longo: começou dia 13/3, e a final vai ser dia 28/4. Os atuais campeões são os australianos, mas a África do Sul é a líder atual do ranking; por isso, a vitória da Austrália sobre os sul-africanos ontem à noite foi muito festejada.

Agora, para quem acha que brasileiros são fanáticos por esporte: alguns dias atrás, a equipe do Paquistão, que é um time tradicionalmente muito forte, foi eliminada da Copa ao perder para a Irlanda, que é um time bem fraquinho. Seria mais ou menos como a Alemanha ser eliminada pela Venezuela no futebol. Naquela noite, o noticiário mostrou cenas das ruas da capital do Paquistão: passeatas, protestos, cartazes pedindo a cabeça do treinador (literalmente), bonecos dos jogadores sendo queimados… foi uma reação forte, mesmo; de deixar os jogadores com medo de ir para casa.

Até aí, tudo bem. Mas a situação complicou quando, na manhã seguinte ao jogo, o treinador (inglês) do Paquistão foi encontrado morto. A teoria inicial era de que ele tivesse tido um ataque cardíaco por causa do stress da derrota (o que já seria algo bastante trágico), mas depois se confirmou que ele foi assassinado (por estrangulamento). Ou seja, o que era só uma zebra em um campeonato virou uma investigação de crime.

Falem o que quiser dos brasileiros, ninguém tentou matar o Parreira quando ele voltou para o Brasil depois da Copa da Alemanha (que eu saiba). Verdade: é possível que o assassinato não tenha sido cometido por algum fã inconformado. Aparentemente, o treinador tinha um passado “não tão limpo”, envolvendo acusações de “resultados arranjados” e de envolvimento com máfias de apostas; é possível que a morte tenha ligação com isso, e investiga-se a possibilidade de que a derrota para a Irlanda não tenha sido uma zebra tão “natural” assim.

Enfim: fanáticos e malandros existem em todo lugar. A Copa continua; a primeira fase acaba hoje à noite, e a Austrália está classificada. Espera-se uma grande final entre Austrália e África do Sul para o final de abril, e espera-se que a polícia da Jamaica (onde aconteceu o crime) ache os culpados até lá…

Acaso 07 Mar 2007 15:11

Acidentes

Aviação na Indonésia é algo perigoso. Só neste ano:

  • um avião desapareceu no mar e até hoje não foi encontrado; umas 100 pessoas estão, supostamente, na ilha de Lost desde então
  • outro avião quebrou a cauda ao pousar um pouco mais “pesadamente” do que deveria; ninguém se machucou
  • sexta-feira passada, outro fez um pouso de emergência por causa de um vazamento de óleo; sem feridos, também
  • e hoje um outro pegou fogo ao pousar e umas 50 22 pessoas morreram

E todos os aviões são de companhias indonésias. Isso ajuda a colocar a situação aérea no Brasil em perspectiva… (e reforça a minha intenção de nunca chegar muito perto do espaço aéreo indonésio, aliás).