Austrália 17 Jan 2007 12:45

Verão

Começou o Australian Open, e com ele a onda de calor que tradicionalmente o acompanha. Ontem tivemos 41 graus no meio da tarde (e 35 às dez da noite), o que acabou fazendo com que todas as partidas de tênis nas quadras abertas fossem canceladas. Mesmo as partidas disputadas em quadras fechadas acabaram atrasando bastante por causa dos intervalos maiores para descanso; a última partida acabou depois da 1 da manhã (quando a temperatura já estava em agradáveis 32 graus).

A situação ontem foi um pouco pior do que o normal porque o estado acabou sendo afetado por cortes de eletricidade a partir do meio da tarde. Não por excesso de demanda, mas porque uma linha de transmissão foi derrubada pelos incêndios florestais, e não era possível consertar o estrago justamente por causa do fogo… aparentemente faltou energia por algumas horas em quase 1/3 do estado, o que acabou parando trens e deixando motoristas presos em engarrafamentos por falta de semáforos.

Como o incêndio continua, o problema de abastecimento continua e o governo está pedindo para que as pessoas reduzam o uso de aparelhos de ar-condicionado hoje (a previsão de temperatura é de 37 graus, mas ao menos o dia está nublado; e vejo pela janela agora que o vento já mudou de direção, então deve começar a refrescar um pouco). Cogita-se até proibir o uso de ar-condicionado residencial até que o problema seja resolvido, mas não consigo imaginar como se fiscalizaria isso.

E, ainda no assunto “verão”, a persistência da seca fez com que as regras para racionamento de água ficassem mais restritivas desde o início do ano: agora é completamente proibido encher piscinas e regar gramados, mesmo em estádios (com algumas exceções), e regar o jardim só é permitido de madrugada ou à noite em dois dias da semana, e só manualmente ou com irrigadores que colocam a água diretamente na raiz; sprinklers não podem ser usados. Também é proibido lavar carros, a não ser com sistemas comerciais; manualmente, só é permitido limpar os vidros com um pano molhado. Com essas regras, todos os parques e canteiros de plantas da cidade estão ficando completamente amarelos…

Se a seca continuar e os reservatórios chegarem a menos de 30% de capacidade antes de abril, as regras apertam mais: fica proibido regar qualquer coisa e lavar carros mesmo em sistemas comerciais. Hoje, os reservatórios estão em 37,6%.

2 Responses to “Verão”

  1. on 18 Jan 2007 at 04:05:23 1.Mauricéia said …

    pode ser uma maneira bem simplista de ver a situação, mas a natureza que acaba pagando o pato pelos desmandos do homem nessa própria natureza, que morram as árvores, as gramas, as plantas, quem é o grande causador dessas secas que ocorrem todo ano e cada vez de forma mais intensa se não nós mesmos? sinto pena da grama…

  2. on 18 Jan 2007 at 09:52:13 2.Bender said …

    Caramba, tu tá na Austrália mas não participa do Goitacá! http://www.goitaca.com

    Abrçao, Bender.