Domingo passado (dia 4) fui caminhar nas Dandenong Ranges, um parque nacional que inclui o Monte Dandenong, que é o ponto mais alto de Melbourne (633 metros). O parque fica a pouco mais de uma hora do centro da cidade, de trem, e ocupa uma área enorme: mais de 32 km2 com mais de 300 km de trilhas para caminhadas.

Chega-se lá idealmente de carro, mas também dá para ir de trem: a estação mais próxima é Upper Ferntree Gully, e ligando a estação ao parque há uma trilha de mais um menos 1 km. Os arredores são parecidos com uma cidade do interior, com casas bem esparsas e muita vegetação (uma das casas tinha cabras pastando nos fundos).

Dandenong Ranges - Thousand StepsLogo na entrada do parque há um grande espaço para piqueniques, com churrasqueiras, áreas cobertas e grandes gramados. A área é bem inclinada, e se entra no parque por um dos pontos mais baixos, então todas as trilhas vão para cima. Como eu realmente não tinha um destino certo (apenas o objetivo de não me perder no mato), simplesmente segui o caminho aparentemente mais popular, que calhou de ser uma trilha chamada Kokoda Track. Ela tem esse nome porque é uma homenagem a um evento da Segunda Guerra Mundial em que soldados australianos e americanos atravessaram Papua Nova Guiné por uma trilha de cerca de 100 km, a Kokoda Trail.

A trilha que existe no parque é bem mais curta, claro: tem pouco mais de 1 km, quase tudo morro acima. Depois de uma caminhada de uns meros 100 metros eu cheguei a uma parte da trilha chamada "Os 1000 Degraus" que, previsivelmente, é uma grande escadaria subindo o morro.

Comecei a subir os degraus, mas não fui até o topo: cheguei mais ou menos à metade e voltei. Depois me restringi a caminhadas por trilhas um pouco mais planas (e largas; os degraus são estreitos e cercados por vegetação alta). Não vi nenhum exemplar muito chamativo da fauna local, só cacatuas (muito barulhentas) e uma lagartixa. Ouvi, ao longe, uma kookaburra, um pássaro nativo que faz um som que lembra uma gargalhada. Ah, e insetos, muitos insetos. Muitos mesmo.

E, depois de um bom tempo caminhando, voltei para casa. Na próxima vez que eu voltar lá, preciso ir mais preparado: com comida, água e mais tempo (e não pode ser em um dia muito quente).

Para quem estiver interessado, as fotos estão no Flickr.