Melbourne tem um inverno mais ou menos parecido com o de Porto Alegre, ao menos no quesito "temperaturas". As mínimas são similares, mas aqui é mais estável: não há dias de 30 graus no meio de julho; é sempre mais ou menos frio. E, como em Porto Alegre, muito raramente neva na cidade, apesar de existirem estações de esqui a quatro horas do centro.

Por causa disso, há aqui também uma certa obsessão por neve. Assim, quando a previsão do tempo para a quarta-feira (hoje) indicou possibilidade de neve na cidade, dá para entender porque a notícia foi tão comentada. A previsão dava boas chances de nevar (um pouquinho, nada de acumular no chão) nos subúrbios mais elevados e nos morros ao redor da cidade, e apenas 20% de chance no centro.

E, por incrível que pareça, a previsão acabou se confirmando e realmente nevou em muitas áreas do Estado de Victoria, inclusive alguns subúrbios de Melbourne, mas não no centro. Aliás, a última vez que nevou no centro foi em 1986. O jornal "The Age" publicou uma galeria de fotos da neve no Estado.

Mesmo sem neve aqui perto de casa, foi o dia mais frio do ano até agora, com temperatura máxima ao redor de 8 graus e mínima de 3 ou 4. Deve continuar bem frio por mais uns dias, porém menos do que hoje. E sem neve.