Sim, de novo! Ontem fomos a Richmond (uma caminhada de uns 40 minutos) para ver a festa do ano novo lunar, ou ano novo chinês. Essa comemoração estava um pouco adiantada, porque o ano novo é, oficialmente, dia 9/02, mas o pessoal parecia não estar se importando muito com isso.

A festa foi um pouco "bagunçada" para o meu gosto; parecia um pouco improvisada. Havia um monte de barraquinhas de comida e de jogos ("derrube as latinhas e ganhe um ursinho" e similares), várias outras vendendo produtos orientais diversos (desde sombrinhas e leques até DVDs de karaokê) e muita gente. E muito barulho: música alta, gente gritando em microfones... não o meu tipo de festa, na verdade.

O desfile dos dragões foi meio simplezinho, e tinha que disputar espaço na rua com as pessoas que andavam entre as barracas. Depois do desfile houve uma apresentação com fogos e os dragões, mas era muito difícil ver porque não era em um palco elevado, e sim no meio da rua; com a quantidade de pessoas ao redor, não dava para ver muito.

O cheiro das comidas era muito bom, apesar de eu não saber o que era a maior parte das coisas que a gente viu sendo vendida. Mas o calor e a multidão (e o barulho) não tornavam o lugar muito agradável, e não ficamos lá muito tempo. Dia 12/2 vai ter outra festa, dessa vez em Chinatown, no centro, então acho que a organização vai ser um pouco melhor. Veremos.

No caminho de volta, uma cena interessante: em uma esquina movimentada, no semáforo, um rapaz se oferecendo para limpar os vidros dos carros. Não tinha visto isso aqui ainda. Mas não era criança, era um adulto fazendo isso.

Tocando no assunto, no final de semana passada aconteceu, na Federation Square (o lugar principal para eventos públicos no centro da cidade) o Festival Viva Brasil, promovido por uma associação de brasileiros daqui. Passamos rapidamente por lá; havia uma roda de capoeira, uma rodinha de pagode (estavam cantando "Trem das Onze" quando vimos), varias banquinhas vendendo artesanato, outras de agências de turismo e um restaurante vendendo comida brasileira (eles tinham até guaraná e "X Tudo") por preços absurdos. Ah, e uma banquinha vendendo salgadinhos: coxinha, croquete, bolinhos de mandioca... dois dólares cada (pouco mais de quatro reais), ou sete dólares por quatro. Ok, eu admito que fiquei com vontade de comer um salgadinho, mas não ia pagar quatro reais por uma coxinha. Nem que tivesse vindo para cá via Fedex.