Monthly ArchiveApril 2003



Brasil 28 Apr 2003 23:55

Peixões

Vi no Jornal Nacional hoje os moradores do Rio de Janeiro massacrando um pobre tubarão que chegou muito perto da praia. Segundo os biólogos entrevistados, o tubarão era inofensivo, e ainda por cima estava esperando filhotes (era uma tubaroa, portanto). Ela só deu azar de ter aparecido pouco tempo depois de um banhista ter sido atacado por outro tubarão menos inofensivo.

Acho que foi a primeira vez que vi algo assim, e admito que deu pena do tubarão. Mas, no fundo, até dá para entender a reação dos cariocas. Eles estão morando em uma cidade cada vez mais dominada por criminosos, onde é cada vez mais arriscado sair à rua e até policiais estão sendo alvejados só por serem policiais, o que transforma um tubarão em um alvo fácil para uma vingança simbólica. Ainda mais que o tubarão ousou atacar o carioca em um dos últimos lugares de lazer onde ele está mais ou menos seguro, que é dentro do mar. Tendo tudo isso em mente, a reação da multidão foi quase inevitável (ainda mais que multidões sempre são mais propensas a violência do que pessoas isoladas).

Seria interessante se a população civil começasse a reagir também contra os peixões do tráfico de drogas, do crime organizado, da pirataria e contrabando, da venda de armas… eles matam muito mais do que qualquer tubarão, e sem a desculpa de estarem só agindo de acordo com a natureza. Mas esses peixões não se arriscam tão perto da praia sem proteção…

Pessoal 26 Apr 2003 22:23

Money, money

Então, não ganhei na Mega Sena hoje. O que era de se esperar, claro. E, se eu tivesse ganhado, provavelmente eu não estaria editando um blog a essa hora.

Geralmente, a minha atitude em relação a loterias é bem simples. As minhas chances de escolher os números certos é muito, muito pequena (menos do que 1 em 50 milhões para uma loteria de seis números); portanto, as minhas chances de, sem ter jogado, encontrar o bilhete premiado na rua não podem ser muito piores. Então, ao não jogar, eu não reduzo muito minhas chances de ganhar e ainda economizo uns trocadinhos.

Nessa semana, no entanto, havia um prêmio bem grande, e os meus colegas de trabalho decidiram fazer um bolão. Isso aumenta as chances de todo mundo (mas reduz o prêmio individual, caso se acabe ganhando). Isso também torna a participação praticamente compulsória; afinal, quem é que vai querer “sobrar” ? Imagine chegar no trabalho na segunda-feira e descobrir que todo mundo é um milionário menos você. Então, como se vê, eu tinha que participar.

E, tendo jogado, imediatamente se começa a sonhar com o que fazer com o dinheiro. Você começa a se ver como um quase-milionário. E depois, quando você não ganha, você pensa “quem sabe semana que vem…”. É, dá para ver porque jogos de azar viciam… Por enquanto, acho que vou voltar à minha velha estratégia.

Pessoal 26 Apr 2003 16:25

A aparência é importante

Depois de brincar um pouco com o sistema e com a aparência das páginas, principalmente buscando idéias nos blogs de outras pessoas, descobri que existem templates pré-fabricados que se pode usar sem muita dificuldade. Então, escolhi um com uma aparência agradável, mudei uns detalhezinhos, adaptei um pouco para português, e deu. Qualquer coisa, posso mudar depois, e se eu gastar muito tempo nisso agora, nunca vou colocar conteúdo nenhum aqui…

Pessoal 26 Apr 2003 12:17

O começo

Então esse é o tal de “weblog” que se fala tanto por aí… Vamos ver como funciona…