Vi no Jornal Nacional hoje os moradores do Rio de Janeiro massacrando um pobre tubarão que chegou muito perto da praia. Segundo os biólogos entrevistados, o tubarão era inofensivo, e ainda por cima estava esperando filhotes (era uma tubaroa, portanto). Ela só deu azar de ter aparecido pouco tempo depois de um banhista ter sido atacado por outro tubarão menos inofensivo.

Acho que foi a primeira vez que vi algo assim, e admito que deu pena do tubarão. Mas, no fundo, até dá para entender a reação dos cariocas. Eles estão morando em uma cidade cada vez mais dominada por criminosos, onde é cada vez mais arriscado sair à rua e até policiais estão sendo alvejados só por serem policiais, o que transforma um tubarão em um alvo fácil para uma vingança simbólica. Ainda mais que o tubarão ousou atacar o carioca em um dos últimos lugares de lazer onde ele está mais ou menos seguro, que é dentro do mar. Tendo tudo isso em mente, a reação da multidão foi quase inevitável (ainda mais que multidões sempre são mais propensas a violência do que pessoas isoladas).

Seria interessante se a população civil começasse a reagir também contra os peixões do tráfico de drogas, do crime organizado, da pirataria e contrabando, da venda de armas... eles matam muito mais do que qualquer tubarão, e sem a desculpa de estarem só agindo de acordo com a natureza. Mas esses peixões não se arriscam tão perto da praia sem proteção...